cemei

Um novo modelo de estrutura de ensino infantil, pensando desde sua arquitetura para atender às crianças, o Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) é uma das novidades do programa Mais Educação São Paulo. Sonia Larrubia Valverde, Diretora do DOT Educação Infantil, explica esse modelo.

Discussão - Um comentário

nov 05, 2013  at 14:43

Mais Educação São Paulo – Cemei

Para que se construa uma educação de qualidade, é urgente acreditar na importância do investimento – humano e material – nas escolas de Educação Infantil.

Os avanços da ciência e da pedagogia vêm mostrando que é essencial concentrar esforços também na educação de crianças pequenas.
    A escola de Educação Infantil é, muitas vezes, o primeiro espaço público com o qual os pequenos entram em contato. É neste palco de vida coletiva que eles se encontram com o conhecimento elaborado. Dele se espera que eles se apropriem em um movimento contínuo e se exercitem como pessoas do mundo.
    É nesse espaço público que se pode valorizar a construção de repertório, o desenvolvimento do pensamento lógico e a formação de valores e atitudes positivas, entre outras possibilidades que terão impacto para sempre. A educação escolar é um longo processo que se fundamenta na diversidade de experiências culturais, educativas, intelectuais e sociais durante toda a vida escolar de uma criança.
    Ainda que os argumentos pedagógicos não sejam suficientes para a reflexão a respeito da importância de maiores investimentos na educação de crianças pequenas, pode-se pensar no atendimento às expectativas das famílias. Elas vêm buscando projetos de uma educação mais completa e abrangente para seus filhos desde o primeiro momento. Então, os pais ou responsáveis pelas crianças procuram escolas já de olho em seus futuros: se confiarem no projeto, permanecem; se não estiverem convencidos, partem para aquelas escolas que oferecem propostas mais consistentes.