cmtc

Técnicos e professores falam sobre o Centro Municipal de Capacitação Profissional, programa de formação técnica para jovens e adultos.

Discussão - Um comentário

nov 07, 2013  at 18:26

Mais Educação São Paulo – Centro Municipal de Capacitação Profissional

Inclusão Social com Capacitação Profissional

“A democratização das nossas sociedades se constrói a partir da democratização das
    informações, do conhecimento, das mídias, da formulação e debate dos caminhos e dos
    processos de mudança. O jovem não é o amanhã, ele é o agora.”
    Betinho – Herbert de Sousa

A implantação do espaço vai permitir que as capacitações ofertadas pelo Projeto Mais Educação São Paulo – Centro Municipal de Capacitação Profissional sejam centralizadas em um mesmo local. Essa importante iniciativa irá beneficiar inicialmente, a custo zero, não só o empresariado e seus colaboradores, mas também a população paulistana, sobretudo os jovens, que ainda não ingressaram no mercado de trabalho.
    Trata-se de robusta prova de que iniciativas desta natureza se traduzem em pequenas ”revoluções” do cotidiano, no sentido de que cada sujeito apresenta capacidade de resiliência para transpor as dificuldades sociais, econômicas e emocionais, podendo enfrentar e superar problemas e adversidades, desde que lhe sejam oferecidas oportunidades de ascender à condição de cidadão.
    Este projeto proclama uma relevância social ímpar, uma vez que- de forma simples e profunda- traz uma metodologia consolidada de intervenção social que pode servir de fonte inspiradora para ser replicada em diferentes contextos, considerando-se as especificidades de cada realidade social.
    Qualificar a juventude brasileira, para dar a ela mais chances de empregabilidade, é um desafio incessante, e, também, o caminho inequívoco para esse propósito.
    Acredito na capacidade dos adolescentes e jovens paulistanos a encontrar um caminho de dignidade e inclusão, por meio dessas ações e estou certo de que esses- os jovens cidadãos- abraçarão a oportunidade. Fico imensamente feliz que a chance venha, justamente, por meio desse setor tão múltiplo e surpreendente que é a Prefeitura do Município de São Paulo.