ciclos

O programa Mais Educação São Paulo irá reestruturar o Ensino Fundamental em três ciclos; o Ciclo de Alfabetização, o Ciclo Interdisciplinar e o Ciclo Autoral. Fátima Aparecida Antônio, Diretora de Ensino Fundamental e Médio da SME, fala sobre cada um deles.

out 31, 2013  at 14:40

Mais Educação São Paulo – Explicando os Ciclos

Mais Educação São Paulo – Explicando os Ciclos

O que muda no desempenho dos alunos após a implantação dos ciclos?

Eles sentirão que tudo o que eles fazem será valorizado o que eles estarão desenvolvendo junto com os colegas. Isso não quer dizer que não se terá a reprovação; a reprovação acontecerá. Então, aquele aluno que, durante os anos dos ciclos da alfabetização, não conseguiu de maneira nenhuma vencer os objetivos, ele irá ficar retido pelo tempo que for necessário, até que ele atinja todos os objetivos daquele ciclo.
    Haverá mudanças significativas no seu trabalho, porque os alunos vão ter que estudar. Não vai passar sem saber: ele vai ser reagrupado, e o professor usará de todas as formas para que ele aprenda. Então, o aluno terá que aprender de uma maneira ou de outra, mesmo que leve um tempo maior, porque agora ele terá Ciclo de Alfabetização para aprender a ler e escrever.
    O professor não pode parar de estudar, ele precisa sempre se renovar. Então, eu acredito que hoje, se eu tivesse a oportunidade de recomeçar, erraria um pouco menos, claro que iria continuar errando, mas erraria menos, pela minha experiência, pelas coisas das quais aprendi até aqui. Seria muito bom recomeçar, eu não tenho mais a mesma energia, o mesmo pique, mas sinto que já aprendi bastante com o MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO e vejo o quanto de coisa errada fiz no decorrer da carreira. Hoje, COMO PROFESSOR APOSENTADO, dá até vontade de recomeçar.

2. Neila Santos

nov 17, 2013  at 14:40

Diante de toda essa proposta de reestruturação, fica a expectativa de que os alunos sintam que tudo o que estão produzindo esteja do valorizado, mas conscientes de que se não atingirem os objetivos durante os anos dos ciclos, a reprovação acontecerá, ficando retidos pelo tempo que for necessário, até que ele atinja todos os objetivos daquele ciclo.