24°C

11°C

final

3 e 4

A Prefeitura de São Paulo está organizando uma reorganização da educação municipal. Com ela, o ensino nas escolas municipais vai ter mais qualidade. Mas antes das mudanças serem implantadas, queremos saber sua opinião. Colabore acessando www.maiseducacaosaopaulo.prefeitura.sp.gov.br
regimento

Antônio Rodrigues da Silva, Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento da SME, fala sobre a importância da estruturação do regimento de cada escola em um processo autônomo de cada unidade.

Compartilhe:

Discussão - 3 comentários
  1. ANTÕNIO DIAS NEME

    nov 06, 2013  at 14:38

    Mais Educação São Paulo – Regimento escolar
    http://www.youtube.com/watch?v=PBYfJddd0RY
    Antônio Rodrigues da Silva, Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento da SME, fala sobre a importância da estruturação do regimento de cada escola em um processo autônomo de cada unidade.
    “Nessa perspectiva, a educação como direito do cidadão, a universalização do ensino, a escola pública, gratuita e de qualidade, o combate ao analfabetismo, o respeito à diversidade cultural e a gestão democrática, princípios da atual gestão da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, devem ser os balizadores da construção do Regimento Escolar.”
    “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Paulo Freire

    “O Regimento Escolar pode significar a síntese da reflexão coletiva da escola, avançando na construção de sua autonomia e de sua democratização.”
    A escola está inserida em uma totalidade social que se constitui historicamente, com formas de organização, valores, normas e regras. Neste contexto, e por se tratar de uma instituição que tem como função social a apropriação do conhecimento, de forma a tornar possível a compreensão da realidade e a atuação consciente sobre ela pelos cidadãos que a compõem, é que se faz necessária a construção de um Regimento Escolar.
    É o Regimento Escolar que estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar, haja vista ser a escola um espaço em que as relações sociais, com suas especificidades, se concretizam. Integrante de um sistema de ensino, em uma sociedade, a escola tem, no Regimento Escolar, a sua expressão política, pedagógica, administrativa e disciplinar e deve regular, no seu âmbito, a concepção de educação, os princípios constitucionais, a legislação educacional e as normas específicas estabelecidas pelo Sistema de Ensino do Município de São Paulo.
    A educação, numa perspectiva de democratização da escola pública, é direito de todo cidadão, independentemente de sua condição social, econômica, étnica, de gênero e cultural. A garantia de realização desse direito, em uma sociedade que se pretende democrática, acontece com a participação dos sujeitos envolvidos no processo, que, discutindo coletivamente as posições, os princípios filosóficos e as concepções de homem, sociedade e educação, elaboram o Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino ao qual estão vinculados.
    É nessa construção coletiva da comunidade escolar, a qual se organiza para efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, formando cidadãos críticos em relação à sua realidade e capazes de transformá-la, que o Regimento Escolar se torna essencial, uma vez que representa a concretude da legislação em vigor, regulando de forma particular cada estabelecimento de ensino.
    Se o Projeto Político-Pedagógico é a expressão real da vontade e necessidades locais, de cada estabelecimento de ensino, com suas características e singularidades respeitadas, é o Regimento Escolar que estrutura as definições, que se configuram como tomadas de posição política, teórica e ideológica pelo coletivo desta comunidade escolar.
    Este documento se constitui em um texto referencial, no qual os princípios democráticos, adotados pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, são a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelo coletivo da escola, na busca de respostas às questões relativas ao desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, as quais devem ser regulamentadas e legitimadas pelo Regimento Escolar que se irá construir.
    PROFESSOR ANTÔNIO DIAS NEME

    Responder

  2. caroline

    nov 06, 2013  at 14:38

    O regimento escolar tem como objetivo regular e normatizar as ações do coletivo escolar, integrando um sistema de ensino em uma sociedade, com um objetivo a ser cumprindo, o que cada um faz e como fara para a melhoria da educação, mostrando um trabalho coletivo para alcançar uma educação de qualidade.

    Responder

  3. Mari Briza Autran

    nov 08, 2013  at 14:38

    Esse Senhor parece um pouco formal demais…. Se formos “dirigir” as escolas assim, vamos voltar ao Século XIX! Por isso, insisto… Pelo amor de Deus, vão conhecer o Projeto Âncora!

    Responder

Deixe uma resposta para Mari Briza Autran Cancelar resposta