tca

Fátima Aparecida Antônio, Diretora de Ensino Fundamental e Médio da SME, explica o TCA, Trabalho Colaborativo Autoral.

out 29, 2013  at 16:15

Mais Educação São Paulo – Trabalho Colaborativo Autoral (TCA)

“O modelo de desenvolvimento colaborativo propicia a construção de idéias de modo horizontal e transparente. Código livre é uma das formas mais transparentes para alcançar esses objetivos, porque expõe o processo todo, da criação da plataforma até a aprovação e envio de comentários sobre a consulta.”

A interdisciplinaridade e a interligação dos diferentes saberes no geral e, em particular,dos saberes científicos estão bem patentes na forma como o currículo foi organizado. A realização de trabalhos e projetos que exijam a participação de áreas diversas, tradicionalmente mantidas separadas é um dos itens previstos no Currículo Nacional do Ensino Básico. A resolução de um problema que envolva conceitos abordados em diferentes disciplinas é um assunto pluridisciplinar ou multidisciplinar. Por exemplo o estudo da astronomia é uma matéria interdisciplinar pois é tratada simultaneamente nas disciplinas de Ciências Físicas e Ciências Naturais.A aprendizagem colaborativa, nos últimos anos, percorreu um longo caminho utilizando de ferramentas computacionais no processo de ensino e aprendizagem, não só em termos de desenvolvimento de novas tecnologias, mas principalmente em relação a paradigmas envolvendo o processo de aprendizagem. A utilização dos computadores em ambientes de trabalho e aprendizagem colaborativos pode tomar diferentes formas podendo ocorrer baseada num computador, baseada numa rede local ou, em rede alargada, no ciberespaço.Os métodos pedagógicos neste processo reforçam esforços colaborativos entre estudantes que trabalham numa determinada tarefa. A Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador .

out 30, 2013  at 16:15

Melhores projetos do ensino público são premiados na Câmara

“Precisamos contribuir para criar uma escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se advinha. A escola que apaixonadamente diz sim a vida”. Paulo Freire

A Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene para entrega da 8ª Edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal 2013.
    O prêmio é entregue a projetos desenvolvidos por unidades municipais de educação da Capital, visando o aprimoramento da qualidade de ensino na escola pública.

Prêmio Paulo freire valoriza e emociona educadores

Projeto vencedor estimula alunos a conhecer a história da Cohab Raposo Tavares

Projetos Premiados

1º lugar

Centro de memória Cohab Raposo Tavares

Instituição: Emef Maria Alice Borges Ghion

2º lugar

Cinema surdo

Instituição: Emebs Vera Lúcia Aparecida Ribeiro

3º lugar Click

Instituição: Emei Princesa Isabel

menções honrosas

• alimentar-se bem, uma construção de hábitos
    saudáveis

Instituição: Emei Professora Irene Manke Marques

• você é o autor

Instituição: Emei Tide Setubal

• Ética, cidadania e solidariedade numa escola
    sustentável

Instituição: Emef José Bonifácio

• Café terapêutico solidário

Instituição: Cieja Campo Limpo

• Grajaú, onde minha história começa: a urbanização de São Paulo

Instituição: Emef Padre José Pegoraro

• Chá das minas

Instituição: Emef Presidente Prudente de Morais

• Canto e encanto por todos os cantos do Cei

Instituição: CEI Vereador Joaquim Thomé Filho

• tear

Instituição: Emef Joaquim Bento Alves de Lima Neto

• Princesinhas

Instituição: CEU Parque São Carlos

Cooperativas: uma experiência das práticas políticas e econômicas sustentáveis na educação de jovens e adultos

Instituição: Cieja Parelheiros

out 31, 2013  at 16:15

Concordo com esse projeto… Mas não que ele seja avaliado por notas!