Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Os Cadernos Interfaces Curriculares são o novo material de apoio aos professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Conforme nota técnica da Secretaria Municipal de Educação, sua finalidade “é ser mais um instrumento de melhoria do ensino e da aprendizagem”.

Os livros trazem apontamentos baseados na Prova Brasil, e sinaliza as relações entre ensino e avaliação. Também oferecem um banco de questões de leitura e de matemática para o 4º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O material, de acordo com a SME, pode funcionar como um roteiro de estudos nos momentos de trabalho coletivo e formação em serviço, com sugestões de práticas didáticas para a sala de aula. Sua concepção já adota os princípios do Programa Mais Educação São Paulo, que reorganiza o currículo e a administração da Rede.

Nos livros, os conceitos de leitura e de resolução de problemas são tratados como eixos do currículo. Segundo a nota técnica, são abordadas interfaces curriculares com as artes, a história, as ciências, o movimento do corpo.

Estão disponíveis dois volumes:

Interfaces Curriculares – 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Interfaces Curriculares – 4º ano do Ensino Fundamental

Para saber mais, consulte a íntegra da nota técnica abaixo:

Nota Técnica nº14 – Programa Mais Educação São Paulo

CADERNO INTERFACES CURRICULARES

Os Cadernos Interfaces Curriculares – 4º e 5º anos do Ciclo I e 4º ano do Ciclo II do Ensino Fundamental de 9 anos – são os primeiros de uma série sobre práticas curriculares. Foram produzidos para dar apoio ao trabalho curricular dos professores e Coordenadores Pedagógicos.

Nesse sentido, os Cadernos Interfaces Curriculares podem ser um roteiro de estudos nos momentos de trabalho coletivo e formação em serviço, bem como suas situações didáticas utilizadas em práticas de sala de aula. Sua finalidade é ser mais um instrumento de melhoria do ensino e da aprendizagem.

Os princípios, os conceitos trazidos e a metodologia sugerida para os cadernos foram extraídos de reflexões, de textos, de banco de questões da base de dados da Secretaria Municipal de Educação (SME) e de materiais já produzidos, aperfeiçoados pelas equipes da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) e por consultoras de Língua Portuguesa e de Matemática.

Os Cadernos objetivam colocar em debate práticas docentes na escola, tendo em vista algumas interfaces curriculares – com as artes, a história, as ciências, o movimento do corpo – enfatizando os processos de ensino dos professores e as aprendizagens dos alunos. São tratados os conceitos de Leitura e de Resolução de problemas, como eixos do currículo, tendo em vista tanto suas especificidades quanto as relações entre fundamentos e conceitos dos componentes curriculares.

Em determinadas abordagens de análises textuais, há apontamentos baseados nos descritores da Prova Brasil, como forma de sinalizar algumas relações entre ensino e avaliação. Também apresentam o conceito de Avaliação para a Aprendizagem, em diálogo com a Prova Brasil, bem como a proposição de itens de múltipla escolha, elaborados com base nos textos utilizados nas atividades de leitura para as práticas docentes.

Trazem, ainda, como Anexo, um “Banco de Itens de Leitura e de Matemática”, referente ao 4º e 5º anos do Ciclo I e ao 4º ano do Ciclo II do Ensino Fundamental de 9 anos, como sugestão de atividade pedagógica que visa contribuir para as reflexões sobre a Prova Brasil e as propostas apresentadas.